Cidades

São Gonçalo inaugura centro de referência em autismo

Centro fica no Gradim, local de fácil acesso. Foto: Prefeitura de São Gonçalo/Divulgação

Inaugurado na sexta-feira (12), o Centro de Referência Municipal em Autismo Professora Maria José da Silva Rodrigues, no Gradim, marca o início de uma nova etapa na história da cidade em relação à inclusão. O Centro é uma parceria entre as Secretarias de Educação e Saúde e promoverá o atendimento aos alunos em salas de recursos, oficinas pedagógicas e nos espaços de atendimento multidisciplinares, com profissionais especializados tanto na área da educação como na área de saúde.

As inscrições para o Centro de Referência em Autismo deverão ser feitas através do site da Prefeitura e as matrículas obedecerão a um sorteio público.

“Nós lutamos muito por isso aqui e eu quero agradecer a Alexandre Reis, da Firjan, que cedeu o espaço para que construíssemos o Centro de Referência. Esse espaço é nosso, é dos gonçalenses. Daqui a 30, 40, 50 anos vai continuar servindo ao nosso município. É uma conquista do município e vai atender às nossas crianças”, afirmou o prefeito José Luiz Nanci.

O prefeito agradeceu também o empenho das professoras e coordenadoras, além da família da homenageada, professora Maria José da Silva Rodrigues, que sempre trabalhou pela educação do município, principalmente com crianças especiais.

O secretário municipal de Educação, Marcelo Azeredo, lembrou que São Gonçalo é o segundo município do estado em população e que enfrenta muitos problemas. 

“Apesar das dificuldades, somos o único ou um dos poucos municípios que busca ter uma preocupação com a criança autista. Nós temos parceria com a Secretaria de Saúde e não vai faltar nenhuma especialidade no Centro de Referência em Autismo. As estatísticas mostram que hoje, em 2019 a cada 59 crianças que nascem, uma é autista. O tratamento é fundamental para o desenvolvimento dessas crianças”, afirmou Marcelo.

O secretário municipal de Saúde, Jeferson Antunes, falou de sua satisfação em poder participar desse trabalho. 

“Nós sabemos que o autismo é uma situação que nos sensibiliza muito e, como já foi falado, trabalhar com autismo é uma missão de Deus. A criança que estiver aqui já estará familiarizada neste ambiente, então ficará muito mais fácil fazer os tratamentos odontológicos, psicológicos, psiquiátricos e terapêuticos. Por isso, aceitei colaborar e agradeço a oportunidade de contribuir para a melhoria de qualidade dessas famílias”, ressaltou Jeferson.

Um dos destaques da inauguração foi a participação de Maria Luiza Cabral, de apenas 6 anos, portadora de autismo, que leu um texto e encantou a todos. “Quantos tipos de flores existem? São muitos, não sei quantas têm. Mas sei que as flores são diferentes, com cores diferentes, formas diferentes e perfumes diferentes. Cada uma com sua beleza. Mas são as diferenças que fazem a beleza natural do jardim”, declamou a menina, dando uma verdadeira lição de vida. 

Além de secretários municipais, coordenadores e professores, também compareceram à inauguração pais de crianças autistas, que fizeram questão de demonstrar satisfação com o novo espaço. Joana dos Santos, mãe de Emanuele, de 3 anos, elogiou a iniciativa da Prefeitura: 

“Eu estou achando maravilhoso, realmente nós precisamos de um centro dessa importância para nossas crianças autistas. Foi uma iniciativa maravilhosa e eu tenho muita esperança e acredito que esse Centro vai ser de grande importância para o desenvolvimento de nossas crianças autistas. Eu quero muito que Emanuele estude aqui, pois tenho certeza que aqui ela vai encontrar o tratamento adequado, com bons profissionais para que ela realmente desenvolva nas necessidades dela assim como outras crianças também vão precisar”, afirmou Joana que mora no bairro Trindade e atualmente precisa se deslocar até Niterói para que a menina tenha tratamento. 

Assim como Joana, a mãe do de Anthony Gabriel, de 7 anos, Regina Maria da Silva também estava feliz com a inauguração do Centro. Ele também é atendido em Niterói e a possibilidade de frequentar o Centro perto de casa significa muito para a família. “Estou achando as instalações incríveis. O Centro está muito bem equipado, bem organizado. Esse espaço aqui é uma bênção. Às vezes ele está agitado e fica difícil pegar ônibus com ele. Aqui é perto de casa e vai ser ótimo para todos nós”, ressaltou. 

< Polícia resgata dois baleados em Porto Velho Preso após atropelar e não prestar socorro em Maricá <